sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ALDRAVIAS A CINCO VOZES


Grecianny Carvalho Cordeiro*

É um livro de autoria dos poetas Edir Meirelles, Juçara Valverde, Luiz Gondim, Márcia Barroca e Messody Benoliel, publicado pela Editora Kelps, no ano de 2012.

O Aldravismo é um movimento literário surgido no ano 2000 em Mariana – MG.
            
Para quem não sabe, aldravia é uma nova forma de fazer poesia, onde o “Poema é constituído numa linométrica de até 06 (seis) palavras-verso. Esse limite de 06 palavras se dá de forma aleatória, porém preocupada com a produção de um poema que condense significação com um mínimo de palavras, conforme o espírito poundiano de poesia, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração”. (J. B. Donadon – Leal. http://www.jornalaldrava.com.br/pag_aldravias.htm.)

Para os amantes da poesia, a aldravia impressiona pela capacidade de sintetização, sem que isso implique num comprometimento com a essência daquilo que o poeta pretende transmitir, ao contrário, o poema parece até se tornar bem mais intenso.

Aldravia exige maestria, capacidade de sintetização, poder de sentir em poucas palavras e em apenas seis palavras o ser capaz de transmitir os sentimentos mais profundos. É partir do muito para o pouco e, nesse pouco, se bastar.

Num mundo hightech, onde as pessoas se comunicam mais por intermédio das redes sociais do que pelo contato pessoal, substituindo o telefone, as cartas e até mesmo os livros pelo twitter, instagram e outros, a Aldravia surge como uma forma de poesia abrangente e, quem sabe até, mais acessível, porque mais prática, de leitura rápida, num mundo em que o tempo é tão precioso quanto ouro, sem prejuízo da inquestionável qualidade desses poemas.
            
A ideia da Aldravia é “o máximo de poesia no mínimo de palavras”, no dizer de J. B. Donadon-Leal.
            
Como bem prefaciou Alfredo Pérez Alencart, Professor da Universidade de Salamanca, esse quinteto de poetas “emerge e parece gritar: Poesia na mesa de honra; Poesia esmigalhando sua verdade menos malferida; Poesia para ser soletrada também amanhã; Poesia em pílulas que curam a alma; Poesia dos murmúrios não visíveis...”.
            
Eis algumas das maravilhosas Aldravias dos poetas autores do livro ALDRAVIAS A CINCO VOZES:

meu
corpo
naufraga
teus
sonhos
oceânicos
tuas
curvas
luxuriantes
são meus
atalhos

esculpi
na
pedra
tua efígie
rupestre

(Edir Meirelles)

telas
são
pensamentos
coloridos
do
artista

pensamentos
torcem
tintas
retorcem
transformam
telas



ser
pintor
pensamentos
como
o
arco-íris

(Juçara Valverde)

buscando
embriaguez
em
taças
de
ausência


quem
do
pulo
não
é
capaz?

aos
delírios
concedi
passaporte
fiquei
forte

(Luiz Gondim)

desde
sempre
caminhas
dentro
de
mim

amor
concede
atração
pássaros
concedem
fragrâncias

sinalizam
liberdade
amores
acasos
tardes
calmas

(Márcia Barbosa)


*Grecianny Carvalho é escritora, promotora de Justiça e integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - AMLEF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...