sábado, 27 de outubro de 2012

A cada cinco minutos um brasileiro é vítima de AVC

Do UOL, em São Paulo


O AVC (Acidente Vascular Cerebral), também conhecido como derrame, é a principal causa de morte no Brasil e de incapacidade no mundo. De acordo com dados da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a cada cinco minutos um brasileiro é vítima da doença, contabilizando 100 mil mortes ao ano.  O quadro coloca o Brasil como um dos países com maiores taxas de prevalência e mortalidade relacionadas à doença.
Um estudo apresentado pelo American Academy of Neurology Journal (órgão oficial da Academia Americana de Neurologia) mostrou ainda o crescimento no número de óbitos em indivíduos com menos de 55 anos por AVC. Segundo o estudo, esse aumento ocorre devido a doenças como diabetes, obesidade e colesterol alto, que podem ser evitadas com alimentação balanceada e exercícios físicos.
Por isso, uma parceria da ONG Rede Brasil AVC, ABN, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Associação Brasil AVC com a World Stroke Organization e o Ministério da Saúde resultou em uma importante campanha nacional: “1 em 6: Eu me importo”.
A campanha acontece no Brasil desde 2010 e, neste ano, as ações contam com uma camiseta e uma pulseirinha e estão focadas na educação sobre fatores de risco, sinais de alerta e a urgência do tratamento, além de estimular a conscientização sobre o cuidado pós-AVC. Entre as iniciativas, estão mutirões que serão realizados em todo o país para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce, além de um concurso de customização das camisetas da campanha com blogueiras de moda e uma parceria com celebridades e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Conheça os sinais e as formas de prevenir um derrame

Foto 15 de 15 - Como prevenir derrames

Evite o consumo excessivo de álcool e busque formas saudáveis de controlar o estresse - a ansiedade e a depressão também são fatores de risco para o AVC Mais Thinkstock
Entre as capitais que receberão os mutirões estão São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá, Belo Horizonte e Curitiba. No concurso com blogueiras, a camiseta vencedora será selecionada por meio de uma votação na fanpage Ajudar é o Melhor Remédio. No engajamento de celebridades e da CBF, vídeos e faixas serão expostos em meios de comunicação públicos e jogos de futebol, como forma de conscientizar a população sobre o AVC.
“Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia. A campanha enfatiza o fato de que o AVC pode ser prevenido e que, além disso, os sobreviventes podem se recuperar totalmente se houver um tratamento adequado e de urgência”, afirma a presidente da ONG Rede Brasil AVC, Sheila Martins.
Programação das ações em São Paulo - SP
Data: 27/10, das 9 às 14 horas
Local: Parque do Ibirapuera
O que: ações de avaliação de pressão arterial e orientação aos pacientes

Data: 27/10, das 9 às 17 horas
Local: Estação de Metrô da Cidade de São Paulo
O que: Mutirão preventivo e instrutivo

SAIBA O QUE FAZER CASO PRESENCIE UM DERRAME


  • UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...