sábado, 20 de outubro de 2012

DIA DO COMERCIÁRIO: Comércio fecha na segunda-feira

Por conta do Dia do Comerciário, há acordo para fechar as lojas na próxima segunda-feira e abrir em outras datas
O comércio estará fechado na próxima segunda-feira, dia 22, em comemoração ao Dia do Comerciário. Nos shoppings centers apenas praças de alimentação, cinemas e supermercados estarão abertos aos clientes. Na terça-feira, dia 23, as lojas abrem normalmente.

O acordo para marcar o feriado foi firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza. Também ficou acertado que, em contrapartida, as lojas estariam abertas nos dias 21 de abril, 12 de outubro (já transcorridos) e no próximo dia 15 de novembro - feriados nacionais.

Centro

"A maioria das lojas do Centro é do varejo e a totalidade delas vai fechar, assim como os estabelecimentos do setor nos shoppings", afirma o presidente do Sindilojas, Cid Alves. Em Fortaleza, os demais corredores de compras também estarão fechados. O comércio de eletrodomésticos, confecções, calçados, equipamentos de informática, utilidades, dentre outros, não funcionará.

Consumo

Segundo Cid Alves, o sindicato patronal calcula que o feriado pode prejudicar as vendas, já que o período é marcado pelo recebimento das primeiras parcelas do 13° salário - impulsionando o consumo.

Além disso, esse é o período que inicia as vendas de fim de ano. Apesar de não ter uma data fixa para ser comemorado, o feriado do dia do comerciário normalmente ocorre no mês de outubro de cada ano.

Venda de linha branca deve crescer 15% no ano

São Paulo. O presidente da Eletros, Lourival Kiçula, afirmou que as vendas de unidades de linha branca devem crescer 15% em 2012 ante 2011. Segundo ele, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o segmento deve provocar uma alta ao redor de 15% tanto no 3º trimestre como também de outubro a dezembro ante os mesmos trimestres do ano passado. "O Natal será bom para o setor", comentou Kiçula. Segundo ele, o número de televisores comprados no mercado interno deverá subir de 14,5 milhões no ano passado para 15 milhões em 2012. Kicula, contudo, destacou que as vendas dos produtos da linha branca estão registrando crescimento favorável neste ano especialmente em função da redução do IPI concedida pelo governo federal desde abril.

"Se não fosse a diminuição do imposto, ao invés de registrar expansão próxima a 15% haveria um aumento de 0% neste ano", destacou. O dirigente ressaltou que para 2013, o patamar do IPI menor para o setor é imprescindível para garantir bons níveis de vendas. "Em função disso acreditamos que seria oportuno manter como permanente a redução do IPI", afirmou.

"O ministro (da Fazenda) é favorável, mas está estudando os números e vamos ver a posição do governo no futuro", apontou. Kiçula fez os comentários após almoço comemorativo dos 18 anos da Eletros, que contou com 70 empresários e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...