segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fortaleza é o destino mais desejado por turistas brasileiros, segundo pesquisa


A região Nordeste é a que desperta maior desejo dos brasileiros no que se refere a viagens domésticas. Entre as cidades, Fortaleza desponta como destino mais desejado ao lado de Fernando de Noronha (PE), segundo pesquisa apresentada pelo Ministério de Turismo nesta segunda-feira, 29.
Ao lado das cidades, outras sete da Região Nordeste (Salvador, Natal, Recife, Porto Seguro, Ipojuca, Maceió e São Luís) estão entre as vinte cidades mais desejadas. Há ainda cinco no Sul (Gramado, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Porto Alegre e Curitiba), três no Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Aparecida do Norte), duas no Centro-Oeste (Bonito e Brasília) e uma no Norte (Manaus).
Dentre os destinos turísticos “sonhados” pelos entrevistados, a região Nordeste se apresenta em primeiro lugar, com 54,2% das citações, contendo, portanto, os destinos mais desejados pelos turistas brasileiros, em todas as regiões. Seguem-se as regiões Sudeste (20,4%) e Sul (14,1%) como as mais “sonhadas”.
Analisando-se por origem de procedência, depois do Nordeste, a segunda região mais desejada é o Sudeste, para os residentes de todas as demais regiões, particularmente para os do Nordeste (33,6%), Norte (23,4%) e Sul (19,1%).
A capital cearense é o quarto destino mais procurado por brasileiros em viagens domésticas. A cidade representa 2,1% das viagens, atrás de São Paulo (5,5%), Rio de Janeiro (3,6%) e Salvador (2,2%).

A diferença entre o número de visitas e o desejo dos turistas tem relação com a proximidade dos principais emissores, segundo informações da pesquisa. Cerca de 70% dos fluxos ocorrem dentro das próprias regiões, em número de viagens. Assim, as principais capitais brasileiras aparecem nos primeiros lugares, inclusive localidades com maior visitação de público local, como Praia Grande, por exemplo.
Os destinos Fernando de Noronha, Natal, Gramado, Florianópolis, Manaus, Maceió, Bonito e Porto Alegre despertam maior interesse conforme aumenta a renda. Já Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Porto Seguro, Brasília e Aparecida do Norte despertam maior interesse nas classes mais baixas de renda.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...