sábado, 20 de outubro de 2012

Horário de verão: fique atento às mudanças que afetam o Ceará


A partir da 0 hora de domingo, terá início o horário de verão em três regiões do Brasil. Os relógios dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser adiantados em uma hora até o dia 17 de fevereiro de 2013. No Ceará, entretanto, será preservado o horário convencional, assim como o restante das regiões Nordeste e Norte. Com isso, é necessário ter atenção a possíveis alterações de alguns serviços, caso eles sigam o horário de Brasília ou o horário local. 
Na rádio O POVO/CBN, o programa Grande Jornal começará mais cedo, a partir das 8 horas. Já o Debates do Povo irá ao ar das 13h às 14 horas. O programa Trem Bala começará uma hora mais tarde, das 18h às 19 horas.
Devido à mudança na exibição da propaganda eleitoral gratuita, que obedecerá ao horário de verão, a programação da TV O POVO também sofrerá algumas alterações na exibição dos programas locais. Após o período eleitoral, a programação será reajustada.

Horário de verão

As regiões Norte e Nordeste não fazem parte do horário devido aos pequenos benefícios observados nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Devido à grande extensão territorial do nosso País, é possível aproveitar-se o efeito na parte que os benefícios são mais expressivos, e aplicar-se a medida apenas como complementação, quando necessário, nas regiões onde os benefícios são menos expressivos”, explica a nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME). 

Estimular o uso de energia elétrica de forma racional é o principal objetivo do horário de verão. Isso se dá a partir do melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial. “Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em períodos de maior consumo, entre 18h e 21 horas (horário de ponta), ocorra com maior eficiência”, ressalta.

Durante a temporada de 119 dias de horário de verão, a expectativa do MME é que sejam economizados R$ 280 milhões no País. A quantia corresponde a uma diminuição da demanda de até 4,5% (2.255 MW) no horário de ponta (entre 18h e 21h), e uma redução no consumo de energia da ordem de 0,5%. O valor economizado é maior que o do período de 2011/2012, R$ 160 milhões.
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O horário de verão começa no domingo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e termina somente no ano que vem, em 17 de fevereiro. Diferenciação de horários entre o Ceará e outros estados causa alteração em alguns serviços
 Serviço
 O que muda e o que permanece com o horário de verão no Ceará
Enem
É aplicado segundo o horário de Brasília. No Ceará, a prova acontece das 12h às 16 horas. 

Eleições municipais
Serão realizadas segundo o horário local de cada município. A propaganda eleitoral, entretanto, é exibida no horário de Brasília (às 12 horas e às 19 h 30 min). 

Aeroporto Pinto Martins
Bilhetes são emitidos pelas empresas aéreas levando em conta, para o embarque, o horário do local de partida. Para a chegada, é levado em conta o horário vigente no destino. Infraero indica que, em caso de dúvidas, passageiros procurem as companhias aéreas. 

Campeonato brasileiro
Tabelas oficiais da Confederação Brasileira de Futebol seguem horário de Brasília. 

Rodoviária João Tomé
Os bilhetes são emitidos levando em conta, para o embarque, o horário do local de partida. Para a chegada, é levado em conta o horário vigente no destino. 

Correios 
As agências dos Correios funcionarão de acordo com o horário local. O horário de postagem, entretanto, segue o de Brasília (para que a correspondência seja enviada no mesmo dia, é necessário postar até as 15 horas).
Bancos
As agências bancárias funcionam no horário local. 

Rádio O POVO/CBN 
Segunda a sexta-feira:
8h às 11hs - Grande Jornal 
10h às 11h - Toque Esportivo (dentro do Grande Jornal)
13h às 14h - Debates do Povo 
14h às 15h - O POVO Economia
15h às 17h - Revista O POVO/CBN 
18h às 19h - Trem Bala
Sábado: 8h às 10h - Grande Jornal 
10h às 11h - Saúde do Povo
18h às 20h - As Frias do Sérgio 

TV O POVO 
Programação local sofre alterações devido à propaganda eleitoral gratuita durante a próxima semana. O restante da programação permanece no horário normal.

Multimídia
O início do horário de verão é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: na rádio O POVO/CBN (AM 1010), o tema será discutido no programa Grande Jornal, das 9 às 11 horas
Para ver: A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF), 23 (Net) e 11 (TV Show). Veja o vídeo na página da TV O POVO no Youtube.
Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br/fortaleza).
Saiba mais
O horário de verão tem início na zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano e vai até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente
No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão se dá no domingo seguinte.
 
O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931, e a definição dos estados que devem ser incluídos na adoção da medida segue critérios técnicos
 
FONTE: Ministério de Minas e Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...