terça-feira, 2 de outubro de 2012

Nos EUA, médicos implantam orelha no braço de mulher vítima de câncer


Cirurgiões americanos implantam orelha no braço de mulher vítima de câncer (Foto: Johns Hopkins Medicine)Médicos do Hospital Universitário Johns Hopkins, nos Estados Unidos, reconstruíram a orelha de uma mulher de 42 anos usando tecidos do próprio corpo da paciente. Sherrie Walter teve uma de suas orelhas e parte de seu crânio removidos por conta de um tipo agressivo de câncer de pele em 2010. Após seis cirurgias, que começaram em janeiro de 2011 e terminaram em setembro de 2012, a americana teve seu rosto reconstituído.
Os especialistas envolvidos no caso afirmaram que esta foi uma das reconstruções de ouvido mais complexas já realizadas no hospital. Eles moldaram uma nova orelha para Sherrie usando cartilagem de sua costela.
Em seguida, implantaram-na sob a pele do antebraço da paciente, para que a pele e os devidos vasos sanguíneos crescessem em torno da nova orelha. Segundo a equipe, reconstruções de orelha geralmente são feitas com a pele do pescoço, mas a de Sherrie estava danificada por conta do câncer.
 Após quatro meses, a orelha foi implantada  em seu local definitivo. Internamente, foi inserido um dispositvo auditivo de condução óssea, conhecido como Baha (Bone Ancored Hearing Aid, na sigla em inglês), para restaurar a audição da paciente.
O objetivo ao usar tecidos vivos retirados do corpo de Sherrie é o de diminuir o risco de rejeição pelo sistema imunológico dela. "É a minha pele, meu osso; é a reconstrução cirúrgica mais realista de como minha orelha era antes do meu câncer", diz ela, em comunicado no site do Johns Hopkins.
EK
Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...