sábado, 17 de novembro de 2012

Bienal recebe o lado ´Z´ de Zeca Baleiro

O artista se apresenta hoje à noite na Bienal do Livro. Ele participou, ontem, de bate-papo sobre seu livro
Tomando parte na relação de compositores-escritores de nossa música popular, o maranhense Zeca Baleiro participa da edição deste ano da Bienal Internacional do Livro do Ceará. Ele faz show gratuito, hoje, a partir das 20 horas, no auditório Moacir Jurema (Antônio Sales), no Centro de Eventos, apresentando o repertório do novo disco, além de músicas menos conhecidas da carreira. À exemplo de anos anteriores, quando trouxe Arnaldo Antunes, a Bienal inclui na programação apresentações de artistas que tenham alguma ligação com a literatura.


Zeca Baleiro integra o time de músicos brasileiros que também se arriscam nas letras

Os ingressos, a exemplo dos demais shows da Bienal do Livro, começam a ser distribuídos cinco horas antes da apresentação, por tanto, a partir das 15 horas, em um posto localizado dentro da feira literária, no Centro de Eventos. Ontem, Baleiro mostrou um lado menos conhecido do público, integrando a programação com o lançamento de seu livro "Bala na agulha - reflexões de boteco, pastéis de memória e outras frituras" e participando de um bate-papo.

Já são quinze anos completos desde a estreia com "Por Onde Andará Stephen Fry?" (1997). Este ano, ele lança "O Disco do Ano", nono álbum de estúdio, incluindo 12 composições, 11 delas inéditas. O trabalho é a base para os shows da nova turnê, "Calma Aí, Coração", que será apresentada hoje à noite. Zeca Baleiro vem acompanhado por banda formada por Tuco Marcondes (violão, guitarra, gaita, ukelele e banjo), Fernando Nunes (baixo e violão), Kuki Stolarski (bateria e percussão), Pedro Cunha e Adriano Magoo (ambos assumindo teclados, samplers, sintetizadores e acordeom)

A sequência de shows começou em abril, no Teatro Nacional de Brasília, tendo passado por Goiás, Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo. No repertório de inéditas, estão músicas como "Último Post", com Lúcia Santos, a faixa-título do disco, parceria Hyldon, além das suas "Tattoo" e "Ela Não se Parece com Ninguém". A única não inédita, "Nada Além", também está no repertório, parceria com Frejat, lançada por ele no disco "Intimidade entre Estranhos" (2008). O disco quebra um jejum de quatro anos desde que lançou o seu último de estúdio.

Além das inéditas, o show inclui músicas de discos anteriores que não chegaram a ficar tão conhecidas pelo grande público e versões de compositores como Marina Lima e Martinho da Vila.

Releituras

Em 2012, além do álbum inédito, o maranhense lançou o segundo volume do disco "Lado Z", projeto que reúne faixas lançadas de forma dispersa, em parceria para discos de outros artistas ou que acabaram fora de seus discos oficiais.

O volume dois chegou às lojas em abril, simultaneamente ao lançamento da nova turnê. Entre as faixas, composições para discos de parceiros como "Choro do Fim do Mundo" (Flávio Henrique e Zeca Baleiro), lançado em 2007 no disco "Pássaro Pênsil", de Flávio Henrique, e o dueto "Uma Canção no Rádio", composta com Fagner para o disco de mesmo nome que o cearense lançou em 2009. O disco reúne ainda algumas versões de outros compositores, como a faixa de abertura, Homem com H (Antônio Barros), gravada para a trilha sonora da novela Insensato Coração, da Rede Globo, em 2011; "Só" (Tom Zé), em dueto com Adriana Maciel, para o disco da cantora "Poeira Leve", de 2004; a música "Eu Também Quero Beijar (Moraes Moreira, Pepeu Gomes e Fausto Nilo)", que fez parte da homenagem a Fausto Nilo produzida pela Prefeitura de Fortaleza para o carnaval de 2010; e, vale a pena citar, Léo e Bia, de Oswaldo Montenegro, cantada em parceria com ele para seu disco "Intimidade" (2008). O primeiro número do projeto foi lançado em 2007 pelo selo MZA Music e reuniu parcerias com Lobão ("Uma Delicada Forma de Calor"), Jards Macalé ("Na Subida do Morro"), Rolando Boldrin ("Onde Anda Iolanda"), Fagner ("Não Tenho Tempo"), Martinho da Vila ("Salve a Mulatada...") e Forróçacana ("Forró no Malagueta").

Mais informações:

Zeca Baleiro na Bienal Internacional do Livro. Hoje, 20h, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999). Gratuito. Contato: (85) 3226.1189

FÁBIO MARQUESREPÓRTER 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...