quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Aplicativo de mapas do Google para iPhone segue na direção certa

David Pogue


Aplicativo Google Maps funcionando em um iPhone 5; Google apresentou aplicativo para iOS após solução da companhia deixar de ser a nativa dos aparelhos da AppleFoi uma das maiores manchetes de tecnologia do ano: em setembro, a Apple cancelou seu contrato com o Google, que sempre forneceu dados para o aplicativo Maps do iPhone. Por vários motivos estratégicos, a Apple preferiu escrever um novo aplicativo, baseado em um novo banco de dados do mundo que a Apple pretendia montar ela mesma.
Como todo mundo já sabe, a Apple se perdeu no caminho. Foi como um engavetamento de 22 carros. Timothy Cook, o presidente-executivo da Apple, deu uma guinada rápida, pedindo desculpas publicamente, demitindo o executivo responsável e prometendo consertar o Maps. Para uma empresa que se orgulha da execução impecável, foi uma volta e tanto.
Começaram a correr rumores de que o Google criaria seu próprio aplicativo para iPhone, um que usaria seu banco de dados do mundo com sete anos, muito mais polido.
Era verdade. Na última quinta-feira (17), chegou o Google Maps para iPhone. É gratuito, rápido e fantástico.
Mas há duas partes para um grande aplicativo de mapas. Há o próprio aplicativo – sua aparência, seu funcionamento, suas funções. Neste aspecto, poucas pessoas se queixam do aplicativo da Apple; ele é bonito, seu modo navegação para motoristas é claro, simples e sem distrações.
E há a parte difícil: os dados por trás. A Apple e o Goggle criaram cada um deles bancos de dados impressionantemente complexos do mundo e de suas ruas.
A receita para ambas as empresas inclui dados de mapas da TomTom, fotos por satélite de uma fonte diferente, dados de trânsito em tempo real de outros, listagens de restaurantes e lojas de mais fontes adicionais e assim por diante. No final, a Apple diz ter incorporado dados de pelo menos 24 fontes diferentes.

Recursos do novo Google Maps

  • Base extensa de mapas
Assim, a primeira coisa ótima a respeito do novo Google Maps é o seu banco de dados. Centenas de funcionários do Google passaram anos editando à mão os mapas, consertando os milhares de erros que as pessoas informam todo dia. (No novo aplicativo, você informa um erro apenas balançando o telefone.) E desde 2006, os veículos do Street View do Google já percorreram 3.000 cidades, fotografando e confirmando a precisão cartográfica de oito milhões de quilômetros de ruas.
  • Reprodução
    Google Maps para iPhone funciona como um GPS convencional, inclusive falando as direções para o motorista
Você pode sentir o polimento e inteligência do novo aplicativo no momento em que você dá entrada no primeiro endereço; ele entende muito mais facilmente. Quando digito "200 W 79, NYC", o Google Maps espeta o alfinete no local certo: no Upper West Side de Manhattan.
O aplicativo Maps da Apple, por sua vez, parece bêbado: "Você quer dizer 200 Durham Road, Madison, CT? Ou 200 Madison Road, Durham, CT?"
O quê?
  • Leva para a direção certa
E há a navegação. Muitos donos de iPhone relatam que não tiveram problema com as instruções de direção da Apple, o que é ótimo. Mas eu fui idiotamente orientado de modo errado algumas vezes – e o problema é que você nunca percebe com antecedência. Você acaba com uma profunda desconfiança do aplicativo, que é difícil de remover. As direções também não eram ótimas nos primórdios do aplicativo do Google e ainda nem sempre são perfeitas. Mas após anos de polimento e correções, elas estão certas com muito mais frequência.
As funções obrigatórias estão todas aqui: direções faladas ao motorista, condições de trânsito em tempo real por código de cor, mapas baseados em vetor (bons em qualquer tamanho). Mas o novo aplicativo também oferece algumas funções incrivelmente poderosas e úteis que o aplicativo da Apple carece.
O Street View, é claro, permite que você veja a foto de um lugar e até mesmo "caminhe" pela rua em qualquer direção. Isso é ótimo para checar um bairro antes de ir, sondar as condições de estacionamento ou brincar de "você está lá" quando lê uma reportagem.

Flagras do Street View reúnem incêndio, gente urinando e até pedido de casamento

Foto 1 de 64 - Homem coloca roupa de mergulho e sai correndo atrás do carro do Google Street View Reprodução
  • Transporte público
Além das orientações de direção, o Google Maps dá ênfase igual às direções para caminhada e opções de transporte público.
  • Justin Sullivan/AFP/Getty Images
    Detalhe do aplicativo Google Maps rodando em um iPhone 5. Tela exibe a função do aplicativo que indica direções para os locais através de transporte público
Essa função é brilhante. O Google Maps exibe um cronograma limpo, passo a passo, de toda sua aventura pelo transporte público. Se você pedir uma rota de Westport, Connecticut, até o Edifício Empire State, o cronograma diz: "4:27 pm, tome o trem em New Haven para o Grand Central Terminal". Então ele mostra os nomes das paradas de trem pelas quais você passará de fato. Então, "5:27 pm, Grand Central. Saia e caminhe 2 minutos". Então, "5:57 pm, 33rd Street: Tome o #6 Lexington Avenue Local na direção da Ponte do Brooklyn". E assim por diante.
Mesmo que ele só tratasse de transporte público, o Google Maps seria um dos melhores aplicativos existentes. (A Apple encaminha você para aplicativos de outras empresas para essa informação.)
  • Busca por locais
O banco de dados de pontos de interesse do Google também é excelente. Por exemplo, se você procurar por um restaurante, você pode ler a crítica da "Zagat", as críticas dos clientes, ver o cardápio ou até mesmo fazer reserva, direto na tela. Um toque em um único botão inicia a navegação até o restaurante. Para 100 mil restaurantes e outras empresas, você pode até mesmo ver qual é a aparência do interior, todos os 360 graus. O Modo Bússola permite que você segure o telefone diante de você; ao se mover para a esquerda, direita, para cima ou para baixo, a visão do local pelo telefone muda de acordo, permitindo que você olhe ao redor. É muito louco. É a "Matrix". É teletransporte visual.
O Google conseguiu até mesmo incorporar o Google Earth, seu modelo fotográfico no qual é possível dar zoom de todo o mundo e seus oceanos. Sabe como é, caso você queira saber não apenas onde fica um prédio em relação a Detroit, mas em relação à Fossa das Marianas.
São muitas funções. A grande pergunta: quão bem o Google as adicionou sem afundar o aplicativo com "featuritis"?
Isso, na verdade, é o melhor de tudo. O novo desenho totalmente repensado é limpo, simples e coerente. O Google reconhece que é ainda melhor do que o Google Maps para telefones Android, que acomodou seu conjunto de funções em constante evolução principalmente por meio de acúmulo de menus.
O novo conceito do programa aqui é deslizamento horizontal. Planejando uma viagem? O mapa mostra rotas possíveis no mapa; uma faixa na parte inferior resume o trânsito no momento e o tempo até o destino. Deslize o dedo na faixa para ver a próxima rota proposta.
Procura "restaurantes italianos"? Uma faixa mostra as avaliações e preço médio do primeiro; deslize o dedo para ver os detalhes do próximo restaurante e assim por diante.
E quando você está navegando, as instruções de direção aparecem em uma faixa verde; deslize para olhar à frente para a próxima instrução. (O modo de navegação da Apple não permite que você olhe antecipadamente para as próximas direções.)
O rolar dos mapas é rápido, o que é adorável; na visão 3D, que faz você se sentir como se estivesse olhando para baixo para o mundo de um avião, os tamanhos dos tipos dos nomes dos lugares contribuem para seu senso de perspectiva. Eles vão ficando menores à medida que você se distancia.

Problemas do Google Maps

Então, sim, o Google Maps para iPhone é um sucesso. Mas tem suas notas de rodapé.
A maior é desistir da integração com o Siri. Se você disser ao seu iPhone, "Me diga o caminho para o aeroporto", o aplicativo Maps da Apple abre automaticamente, com seu percurso já traçado. É preciso mais passos para abrir o Google Maps.
E apesar do desenho e fluidez superiores, a versão para iPhone do Google Maps não tem todas as funções da versão Android. Ele ainda não permite que você baixe e armazene mapas para uso quando não tiver conexão de Internet. Ele não tem mapas internos (de shopping centers e aeroportos, por exemplo). E ele não tem propagandas ou ofertas pop-up. (Que chato, né?)
Finalmente, apesar do Google Maps funcionar bem no iPad, ele é apenas uma versão ampliada da versão para iPhone. Ainda não há um aplicativo específico para iPad.
O Google diz que essas coisas virão em breve. Mas para um aplicativo 1.0, criado no espaço de apenas poucos meses, o Google Maps para iPhone é uma ferramenta incrivelmente poderosa, precisa e bonita. Para milhões de donos de iPhones, é uma orientação na direção certa.
  • Karly Domb Sadof/AP
    Aplicativo Google Maps é visto em tela do iPad; o programa apresenta comandos e controles disformes no tablet por ter sido feito para funcionar na tela do iPhone
Tradutor: George El Khouri Andolfato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...