sábado, 22 de dezembro de 2012

Dicas de como limpar a casa


Saiba como acabar com o mau cheiro da geladeira, limpar o micro-ondas...
Texto: Giovana Sanches

Alguns serviços domésticos dão trabalho e, muitas vezes, acabamos adiando o máximo possível, não é mesmo? Por exemplo: limpar o exaustor, o aspirador de pó, a geladeira… Para ajudar você nessas e em outras tarefas do lar, a personal organizer Cecília Monteiro indica produtos que você tem no armário e técnicas supersimples para aplicá-los e deixar sua casa brilhando!

Produtos de limpeza
Foto: Shutterstock Images
Exaustor/Coifa
Com o aparelho desligado, passe uma esponja macia com água e detergente neutro e seque com pano limpo. Se for de inox, use produto especial para esse tipo de material. A limpeza deve ser feita logo após o uso do aparelho porque além de ser mais fácil, os resultados são melhores.
Grill
Primeiro limpe-o com papel-toalha para retirar os resíduos de comida. Depois, espalhe um pouco de azeite, deixe alguns minutos e retire o excesso com uma esponja macia ou mesmo com papel-toalha.
Micro-ondas
Aqueça 1 xícara (chá) de água e 1/2 limão por 2 minutos no próprio aparelho. Deixe lá dentro por mais 3 minutos. Depois, passe um pano seco e macio em todo o interior. O prato pode ser limpo normalmente, com água e detergente neutro, enxaguando bem sob água corrente. Por fora, com o aparelho desligado, passe uma esponja com água e algumas gotas de detergente neutro. Em seguida, um pano umedecido só com água para tirar os resíduos do detergente e, por último, outro pano para secar bem.
Aspirador de pó
O saco coletor deve ser substituído sempre que estiver cheio. Se não tiver saco descartável, tire o pó do compartimento quando ele estiver com 3/4 de sua capacidade cheia para garantir o bom funcionamento do aparelho. Não esqueça de retirar pelos e cabelos da escova e limpar as rodinhas para não marcar o chão.
Geladeira
Retire todos os alimentos e coloque-os dentro de uma caixa de isopor para mantê-los refrigerados. Limpe a parte interna com esponja ou pano macio com água e detergente neutro e, em seguida, passe um pano úmido. Depois disso, borrife uma solução de 300ml de água e 90g de bicarbonato de sódio ou de água e vinagre de maçã, na mesma proporção, inclusive na borracha da porta. Deixe agir por 30 minutos. Por fora, ainda com o aparelho desligado, faça o mesmo procedimento de limpeza do micro-ondas.
“Para eliminar mau cheiro do liquidificador, bata 1/2 limão com casca e água e, em seguida, enxágue em água corrente”, ensina a especialista.
Anote!
-Limpar os eletrodomésticos logo após o uso evita perda de tempo com limpeza profunda e aumenta sua durabilidade. Além disso, evita propagação de micro-organismos.
- Papel-toalha é muito prático, portanto, verifique a possibilidade de usá-lo antes de passar uma esponja ou pano.
- Nunca aplique produtos abrasivos em superfícies delicadas.
- Evite molhar muito o pano e nunca jogue água para não escorrer na corrente elétrica e danificar os aparelhos.

Consultoria: Cecília Monteiro, personal organizer. Fone: (11) 9112-0313. Site www.organizamais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...