quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PRAIA DO FORTE: Paraíso no litoral baiano


Com sol o ano inteiro, larga faixa de areia, mar quente e coqueirais, a Praia do Forte encanta turistas em busca de beleza, lazer e diversão para toda a família

Nascida de uma vila de pescadores, a Praia do Forte já foi apelidada de "Polinésia brasileira", numa comparação com um dos lugares mais fascinantes do mundo. Não é para menos. Destino mais procurado do litoral norte baiano, ocupa 14 quilômetros de uma beleza rara, comprometida com as causas da natureza ao concentrar organizações que preservam espécies em extinção - especialmente tartarugas marinhas e baleias -, mantidas sob cuidados dos projetos Tamar e Jubarte, respectivamente.

Um dos pontos mais procurados deste paraíso é a Praia do Porto e suas barracas, localizadas em frente à Igreja de São Francisco de Assis, famoso cartão-postal da região.

Circundada por barcos de pesca atracados no local, a praia é ideal para o nado e o lazer da criançada.

Outro destaque é a Praia do Papa Gente. Distante apenas 20 minutos da Praia do Forte, é composta por recifes que formam piscinas repletas de peixinhos (informe-se sobre a variação da maré e alugue máscara e snorkel no Projeto Tamar ou no próprio local). Em alguns trechos há boas ondas para a prática de surfe.

Para os que não abrem mão de uma boa caminhada é possível, dependendo da época do ano, se deparar com tartarugas marinhas em tamanhos assombrosos. Os ninhos delas ficam ao longo da orla, normalmente demarcados com placas do Tamar, que costuma convidar os turistas a acompanhar o trajeto dos animais recém-nascidos em direção às ondas. Segundo Margareth Buzin, bióloga que trabalha em uma base do projeto ecológico na Praia do Forte, a desova acontece na região nos meses de setembro a maio.

O Tamar é um dos atrativos visitados por turistas. No local, entre tanques e aquários, estão quatro das cinco espécies de tartarugas que habitam o litoral brasileiro, além de peixes, tubarões e arraias.

Os atrativos da Praia do Forte, porém, não se limitam à beira-mar. Depois de curtir o sol, o melhor programa é passear pela vila. Calçada com paralelepípedos, ali não circulam carros. Lojinhas de artesanato, roupas de praia e iguarias típicas da região convivem lado a lado com joalherias e grifes, como Carmen Steffens, Osklen, Salinas e Richard´s.

No começo da Avenida Antônio Carlos Magalhães, a principal da vila, o Bar do Souza é famoso pelos petiscos e pelas noites animadas ao som de muito axé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...