quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Prefeito garante prioridade absoluta à educação e saúde

No discurso de posse, o novo prefeito pediu ajuda para enfrentar as desigualdades que dividem a cidade
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra, foi empossado na Câmara Municipal, ontem, no início da noite, prometendo "prioridade absoluta para a educação, a saúde e as obras de mobilidade urbana", com atenção especial para o transporte público, governando para todos, com muito trabalho e um diálogo permanente com a sociedade porque sua tarefa é unir a cidade.

Prefeito Roberto Claudio entre o vice Gaudêncio Lucena e o presidente da Câmara, Walter Cavalcante, não escondeu a emoção FOTO: MARÍLIA CAMELO

A sessão de posse, presidida pelo vereador Walter Cavalcante (PMDB), durou aproximadamente 50 minutos, sendo a maior parte do tempo utilizada pelo prefeito em seu discurso. Ele falou por aproximadamente 30 minutos. A cerimônia constou do juramento do prefeito Roberto Cláudio (PSB) e do vice-prefeito, Gaudêncio Lucena (PMDB). Em seguida foi feita a leitura da declaração de bens do prefeito e assinatura do termo de posse, tanto do prefeito quanto do vice, sendo ambos declarados empossados às 19h45min.

O compromisso do novo governante é de cumprir as constituições da República e do Estado do Ceará, além da Lei Orgânica do Município de Fortaleza e todas as demais, com a finalidade de buscar o bem comum para a sociedade fortalezense.

Autoridades

No início da sessão eles (prefeito e vice) foram conduzidos ao plenário da Câmara Municipal por uma comissão constituída pelos vereadores Paulo Diógenes, Lavoisier Férrer, Tamara Holanda, Leda Moreira e Magaly Marques. A cerimônia, no novo plenário da Casa contou com as presenças de várias autoridades, como o vice-governador, Domingos Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto Nogueira; do presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado, Luiz Gerardo de Pontes Brígido; do presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra; do presidente do TCM, Manoel Veras, dos senadores Inácio Arruda e Eunício Oliveira; deputados federais, estaduais, secretários de Estado e secretários municipais.

Muitos deputados estaduais, secretários de Estado e todos os secretários já escolhidos pelo próprio prefeito, além de familiares, inclusive dos vereadores e de convidados para o evento, o mais importante de todo o protocolo, visto que a partir dali ele já pode praticar todos os atos da administração municipal.

Emocionado

Em seu discurso o novo prefeito de Fortaleza disse que sua esperança é como a de tantos outros cidadãos da Capital cearense pois foi eleito por um sentimento de renovação e isso significa não perder tempo. Elegeu como um dos objetivos do seu Governo reduzir a grave distorção existente na distribuição de renda. Reconheceu que não se trata de uma tarefa fácil mas, na sua concepção, o fracasso de Fortaleza seria o fracasso do conceito de cidade, concebida, em todo o mundo, com o propósito de unir e não de dividir.

Para fazer as transformações que a cidade precisa o prefeito Roberto Cláudio disse que o primeiro passo será liderar as forças criativas porque a hora é de atrair, unir as forças vivas, e para isso vai andar pela cidade juntamente com os seus secretários. Revelou que está aberto às críticas e sugestões, afirmando que "Fortaleza precisa firmar parcerias vigorosas com o que de mais avançado no mundo".

Projetos criativos

Como ajuda na tarefa de bem administrar o Município disse que vai contar com o apoio do governador Cid Gomes que tem realizado obras importantes na cidade. Também terá o apoio da presidenta Dilma Rousseff que tem apoiado o Nordeste e também vai apresentar boas propostas e projetos criativos para carrear benefícios para Fortaleza.

Na sua mensagem aos vereadores desejou sucesso a todos e disse que vai procurar convencer e não cooptar porque pretende manter um diálogo permanente e republicano com aquela Casa. Esse diálogo deve ser a marca do seu Governo, que não terá medo de críticas porque a democracia pressupõe a existência de oposição, mas vai procurar ser um prefeito de diálogo aberto para exercer uma relação de confiança com a Câmara.

Resultados

No plano administrativo renovou compromissos de campanha se comprometendo com a valorização do meio ambiente, com a cultura e investimento em infraestrutura. Para Roberto Cláudio chegou o momento de ter a coragem de ousar, fazer justiça com a maioria da população. No entendimento dele a maioria da população não espera milagres, mas vai cobrar resultados.

Se comprometeu em planejar a cidade para o futuro e como prioridades estabeleceu os setores de saúde, educação e mobilidade urbana. Para a erradicação da pobreza pediu o apoio de todos os segmentos da sociedade. Prometeu trabalhar muito para cumprir as obras destinadas a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Agradeceu a confiança de todos que acreditaram na sua mensagem e prometeu governar com honestidade e respeito. "Fé, esperança, confiança, amor e trabalho" foi a mensagem de encerramento do seu discurso de posse.

Além de críticas à atual administração, pela falta de diálogo com os setores produtivos e universitário, Roberto Cláudio foi pródigo em elogios ao governador Cid Gomes e ao ex-ministro Ciro Gomes. Ele agradeceu a todos os que participaram da campanha, no primeiro e segundo turnos e deixou a parte mais emotiva dos agradecimentos para o fim do pronunciamento.

Roberto Cláudio não escondeu a emoção ao falar da família, da mulher, das duas filhas e dos pais, presentes ao evento. E disse que a mulher vai contribuir para os resultados positivos de sua futura administração.

Faltou espaço para convidados

O espaço foi pequeno para receber todos os convidados dos vereadores, vice e prefeito empossados na Câmara Municipal. O plenário da Câmara só deu para atender os vereadores, autoridades e familiares do prefeito FOTO: ALEX COSTA

Logo após a posse dos vereadores e da eleição da Nova Mesa Diretora da Câmara, teve início, por volta das 18h30, a posse do prefeito Roberto Cláudio. Ao contrário dos vereadores, o novo chefe da administração municipal foi empossado no Plenário Fausto Arruda, cuja placa foi descerrada, novamente, antes da festividade das posses.

No local, vereadores, familiares, autoridades e a imprensa puderam se acomodar mais confortavelmente para assistir à sessão presidida pelo novo presidente da Casa, vereador Walter Cavalcante. Durante cerca de 30 minutos, Roberto Cláudio discursou para todos os presentes. Após o fim da cerimônia, saiu sem falar com a imprensa em direção ao Paço Municipal, para a transmissão do cargo e a missa logo depois, tudo já atrasado.

A posse dos vereadores, 43 no total, foi menos organizada. Calor, corredores e salas lotados, protestos, confusões e atrasos. Prevista para as 16h, a cerimônia só começou às 16h45, com a reclamação do público que lotava as dependências e o pátio da Casa. As reclamações eram por conta da falta de cadeiras para acomodar familiares, parentes, amigos e apoiadores dos parlamentares empossados; pelo calor e pela não transmissão da cerimônia para os que estavam do lado de fora do Auditório Vereador Ademar Arruda, local onde a posse ocorreu.

Som

Logo no início da cerimônia de posse dos vereadores, muitas pessoas que lotavam a parte externa do auditório reservada para o público começaram a gritar, reclamando principalmente por conta da falta de som para transmitir a sessão. O vereador Capitão Wagner (PR), que estava presidindo a sessão, ainda pediu ao cerimonial que o problema fosse resolvido, mas não havia equipamento de som instalado no local. A saída encontrada foi deixar as portas do auditório abertas para que o som pudesse ecoar, o que foi em vão, por conta do barulho dos que assistiam.

Já no pátio externo da Câmara, o sentimento de parentes, amigos e militantes era de decepção, por não estar vendo ou ouvindo a posse. Também do lado de fora da Câmara, vários grupos e entidades aproveitaram a posse para protestar. Dentre esses, quatro integrantes do Grupo dos Anônimos, que, com os rostos cobertos por máscaras, seguravam cartazes pedindo o combate à corrupção, bem como mais investimentos na Educação e uma gestão mais aberta ao povo. Representantes das associações "Reviver" e "Sol Poente" também estiveram presentes, cobrando moradias que haviam sido prometidas pelo secretário das Cidades do Estado, Camilo Santana, para 400 famílias, mas que ainda não foram entregues. Eles entregaram ofícios à nova presidente da Habitafor, Eliana Gomes, e ao prefeito Roberto Cláudio, pedindo audiência para resolver o caso.

Se o público se espremia pelos corredores da Câmara cercados de guardas municipais que tentavam organizar o local, autoridades que não conseguiram entrar no auditório onde ocorria a posse dos vereadores assistiam à cerimônia pela TV, em salas climatizadas da presidência da Câmara por falta de espaço no local.

Vereador de maior votação dá posse

Os 43 vereadores de Fortaleza, eleitos no dia 7 de outubro, foram empossados, ontem, no fim da tarde, no auditório da Câmara Municipal. A sessão foi presidida pelo vereador mais votado, Capitão Wagner (PR), de conformidade com que determina o regimento interno da Câmara. Para secretariar os trabalhos ele convidou a vereadora mais jovem, Tamara Holanda (PSDC).

Antes, os vereadores já haviam entregue toda a documentação necessária para a posse, além do diploma outorgado pela Justiça Eleitoral, comprovante da votação que cada um recebeu no último pleito, o que ocorreu ainda no início da segunda quinzena de dezembro.

Na saudação que fez aos presentes Capitão Wagner agradeceu ao eleitorado e lembrou que metade dos vereadores integrantes da legislatura encerrada em dezembro passado não retornou à Câmara Municipal. Ele pediu a população para acompanhar o mandato dos seus representantes e parabenizou o prefeito Roberto Cláudio, assegurando que está disposto a colaborar com a sua administração apoiando as matérias que encaminhar à Câmara, representando o bem da cidade. O vereador lembrou o aprendizado que teve, no período em que, na condição de suplente, assumiu uma cadeira de deputado estadual, citando como exemplo os nomes de deputados que faziam oposição ao governo estadual.

Como secretária da sessão Tamara Holanda fez a chamada dos vereadores estando todos presentes. Após conferir a presença o presidente da sessão considerou instalada a 17ª legislatura e empossados os 43 vereadores para o período 2012/2016.

Juramento

O Capitão Wagner convidou todos os vereadores para, de pé, prestarem o juramento de cumprir com o que determina a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e demais leis, desempenhando suas funções com lealdade e promovendo o bem da sociedade.

Logo depois foi procedido o compromisso individual, sendo feita a chamada do nome de cada vereador pela vereadora Tamara Holanda e cada um respondendo "assim prometo". O último ato da sessão de posse constou da assinatura do termo de posse por cada vereador. Ao declarar a sessão encerrada, às 17h30min, o Capitão Wagner solicitou que os vereadores se dirigissem ao plenário, onde aconteceria a eleição da Mesa Diretora, também presidida por ele até ser conhecido o novo presidente.

A função do Capitão Wagner na Mesa acabou quando foi eleito o presidente que comandará os trabalhos da Câmara, nos próximos dois anos. Walter Cavalcante, após eleito assumiu a presidência dos trabalhos e comandou o restante da votação para os demais integrantes da Mesa Diretora. Também foi o vereador Walter Cavalcante, já como presidente quem deu posse ao novo prefeito, Roberto Cláudio e ao vice Gaudêncio Lucena. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...